Como fazer o fone de ouvido funcionar com o monitor HDMI

Você comprou um computador bem bacana, com um monitor que vem com caixas de som e entradas HDMI, e quis cortar um pouco o emaranhado de fios. Jogou fora a caixa de som, conectou o monitor no PC com o cabo HDMI, e o monitor funciona perfeitamente. Talvez funciona até melhor de como funcionava antes!

Mas agora, por algum motivo desconhecido, seu fone de ouvido não funciona. Você pluga no computador como fez por toda a vida e o som continua saíndo no monitor HDMI. O Windows diz que os drivers estão todos certos. Você reinstala os drivers de som e do monitor e nada. Você testa o fone de ouvido e nada! Que droga!

Mas o problema é bem fácil de resolver se você souber exatamente o que está acontecendo.O Windows sempre tenta tocar som no dispositivo padrão. Quando você instala um monitor HDMI que tem saída de som, o Windows acha que você quer usar aquele dispositivo. Quer dizer, dããr! Óbvio que você quer usar o monitor HDMI!

Só que ele coloca aquele dispositivo como o padrão. E isso faz com que ele tenha prioridade sobre todos os outros dispositivos de áudio, como a placa de som (que pode ser onboard ou não) que você usava até um tempo atrás no seu computador e que você está tentando usar agora pra tocar música no fone de ouvido.

Tudo o que você tem que fazer é definir o dispositivo de áudio do computador onde você pluga o fone de ouvido, a placa de som (que pode ser onboard ou não) como padrão e o monitor HDMI como “comunicação padrão”. Quando tem um fone de ouvido ou uma caixa de som conectada nessa placa, o Windows vai entender que você quer usar aquele dispositivo. Se ele é o dispositivo padrão, a prioridade é rodar ele quando tiver algo plugado nele. Quando não tiver conectado nada nessa placa de som, ele vai passar para o próximo dispositivo que estiver configurado para tocar áudio no seu computador: o seu monitor HDMI.

Para editar as propriedades de som, basta clicar com o botão direito no ícone do volume e escolher "Dispositivos de reprodução".
Para editar as propriedades de som, basta clicar com o botão direito no ícone do volume e escolher “Dispositivos de reprodução”.
Com o fone de ouvido plugado, define-se o dispositivo "Alto-falantes" como padrão. O monitor HDMI ficou com um símbolo de telefone por algum motivo.
Com o fone de ouvido plugado, define-se o dispositivo “Alto-falantes” como padrão. O monitor HDMI você define como “Comunicação Padrão”.
Quando se despluga o fone de ouvido, o monitor HDMI toma o lugar como dispositivo padrão automaticamente.
Quando se despluga o fone de ouvido, o monitor HDMI toma o lugar como dispositivo padrão automaticamente.

É um problema bem fácil de resolver, mas não há nenhuma dica de que o Windows funcione dessa maneira. O Windows não te dá a idéia de que ele pode pular de um dispositivo para o outro com base em prioridade e ele não tem um sistema separado para lidar com dispositivos temporários de som.

Atualização: O Windows 10 Anniversary Update (Windows 10 versão 1607) permite você escolher qual dispositivo tá emitindo o som no computador. Você só precisa clicar no ícone do áudio para ter acesso a lista de dispositivos logo acima do controle de volume.

Exemplo de escolha de dispositivo de som no Windows 10
Clicar e escolher é mais fácil do que ficar desplugando o fone de ouvido no Windows 10 versão 1607

Você pode literalmente deixar o fone plugado o tempo todo e escolher quando usá-lo ou não. Você pode até plugar o fone de ouvido na saída traseira do computador!

33 pensamentos em “Como fazer o fone de ouvido funcionar com o monitor HDMI”

    1. Tenta também clicar com o botão direito na lista e ativar as opções “Mostrar Dispositivos Desabilitados” e “Mostrar Dispositivos Desconectados”. Se não aparecer a placa de som, tenta instalar os drivers de novo.

  1. Boa noite, meu PC não tem caixas de som, e estava ouvindo perfeitamente pelo fone de ouvido, porém, alterei alguma biboca das configurações, e pimba, agora não sai som nenhum, e nem consigo transmitir mensagens de voz pelo microfone. Os drivers estão atualizados, e a solução de problemas do Windows não encontrou nenhuma erro. Alguém poderia ajudar? Desde já agradeço

  2. Muito grato!! pois consegui mostrando outros dispositivos e resolveu meu problema, mas tenho uma outra dúvida que vai além dessa do tópico, tem como configurar determinados programas a utilizarem o som do monitor e outros a usarem o fone. Digo, porque vi o ícone de som (mixer) e nele cada dispositivo executa alguns programas. Então, pensei se seria apenas questão de configuração.

  3. Minha situação é um pouco diferente.. Eu tenho um note conectado na tv via hdmi. Fiz as telas independentes… ou seja, Posso deixar meu filho no desenho (ex. netflix) na tv e continuar usando meu note ao lado.. Gostaria de saber se tem como dividir o som tbm… pra que ele possa ouvir o desenho na tv e eu possa escutar meus entretenimentos no pc via fone de ouvido…Existe essa possibilidade?? Grato desde já!

  4. se olharem na pimeira imagem ali encima o auto falante está com o v verde embaixo,
    poise no meu ele ta o v vermelho e nao consigo fazer funcionar e ja desabilitei o hdmi e nao adianta.. alguem me ajude preciso usar o microfone e nao posso pq o microfone tmb está com o v vermelho

    1. Se o monitor não tiver as caixinhas de som internas, não vai funcionar nem por decreto do presidente. Ainda assim, o HDMI é um cabo de sinal digital, então pode haver melhorias se você estiver trocando um cabo RGB por exemplo.

Deixe uma resposta