Categorias
Dicas

Tabela de Lâmpadas por Lúmens

Como eu não decorei quais lâmpadas são equivalentes a quais outras lâmpadas, toda vez que eu vou comprar uma lâmpada nova eu tento pesquisar uma tabela no Google pra saber qual que eu tenho que comprar. E toda vez vem um monte de resultado que não ajuda nada.

Então lá vai. Tabela de lâmpadas domésticas, ordenadas por lúmens. Lúmens é o tanto que a lâmpada brilha e watts é o tanto que ela chupa de energia elétrica.

LúmensIncandescenteFluorescenteLED
600 lm60 W10 W6 W
800 lm80 W13 W8 W
1000 lm100 W17 W10 W
1200 lm120 W20 W12 W
1500 lm150 W25 W15 W

Coisas que talvez deva saber:

  • Minha tabela possui valores beeeeem conservadores. Então uma lâmpada LED de 10 watts vai iluminar pelo menos 1000 lúmens. Pode ser que a lâmpada seja mais eficiente, então é só olhar na embalagem o quanto de lúmens ela diz que tem.

  • Lâmpadas de halogênio gastam quase o mesmo que as incandescentes e tem formato bem parecido. Não recomendo comprar, mas se você faz questão de ter lâmpadas incandescentes, visto que não fabricam mais, pode querer trocar por estas.

  • Lâmpadas LED geralmente são bivolt. Vê se tá escrito que é na embalagem, e se for, pode rosquear sem dó.

12 respostas em “Tabela de Lâmpadas por Lúmens”

Olá, tenho uma dúvida. Estou construindo um quadro para laboratório e preciso que ele tenho 1400 lumens, porém só consigo colocar lâmpada de led de 60cm e as mesmas em uma configuração mais robusta de 9w oferece 800lumens. Minha dúvida: Se eu colocar mais uma lâmpada dentro desse quadro, eu dobro a quantidade de lumens?

Bom dia, então se tenho uma Lampada Incandescente de 250w (ela possui 2.500 Lúmens ) e vou substituir pela lampada de Led a de 30w é suficiente?

A tabela de comparação no link abaixo me parece mais real.
https://www.abilumi.org.br/tabela-de-equivalencia-abilumi-2020/
Não existia lâmpada incandescente de 250W. Para fluxos luminosos maiores que a de 150W, normalmente eram usadas lâmpadas mistas (80,160,250W), a vapor de mercurio / a vapor de sódio / a vapor metálico (250/400W).
Hoje já existem luminárias/projetores com superleds que atendem todas as faixas de potência e fluxos luminosos.

Lúmens é a unidade de fluxo luminoso que uma lâmpada ou uma luminária pode oferecer. Já o Lux é a unidade de nível de iluminamento no ambiente. A quantidade de Lux necessários para cada tipo de ambiente conforme a utilização, voce pode consultar nas normas brasileiras NBR ou as internacionais. Para se determinar a quantidade de lâmpadas/luminárias no ambiente, para se chegar ao nível de iluminamento exigido, existem cálculos luminotécnicos. Para quem fez curso de Eletrotécnica, isto é fácil de entender. Mas nada impossível para quem tem outras formações.

vc multiplica o lux que vc analisou em diversos pontos do ambiente ,conforme a necessidade , pela areá em metros quadrados ,o resultado será o lúmens (l m), basta vc buscar em qualquer tabela lm /w que vc conseguirá atender sua necessidade

MARAVILHOSOOOOOOOO
O melhor esclarecimento… objetivo direto e reto

O tanto que ilumina e o tanto que chupa de energia…
Salvei nos meus favoritos e compartilhei com todos que conheço… além da agradável risada de uma explicação maravilhosamente dada.

Olá ,
Vejo seu site http://www.alenonimo.com.br e é impressionante. Gostaria de saber se opções de publicidade como guest post, conteúdo de anúncios estão disponíveis em seu site?
Qual é o preço se quisermos anunciar em seu site?
Observação: o artigo não deve ter nenhuma marca como patrocinado ou anunciado ou parecido e só podemos pagar por paypal.
Felicidades Mary com

Deixe uma resposta